Sobre

O ensino é uma forma sistemática de transmissão de conhecimentos utilizada pelos humanos para instruir e educar seus semelhantes.

Afim de seguir com as diretrizes que regem o Programa de Educação Tutorial o PET.Com desenvolve ações de ensino com o intuito de ampliar/dividir conhecimento durante sua formação acadêmica. Abaixo, seguem as atividades relacionadas ao ensino que o PET.Com desenvolve.

Nesta atividade, os participantes leem livros e artigos, e assistem vídeos e documentários, e realizam debates sobre os temas abordados. Esta atividade visa estimular o hábito de leitura, além de desenvolver a habilidade crítica e o respeito à diversidade e ao contraditório.
A cada duas semanas, durante a reunião plenária do PET, será apresentado um conjunto de dicas relacionadas à prática da língua inglesa, para trabalhar a compreensão, interpretação e domínio do idioma.
No início de cada reunião do PET, serão apresentados e discutidos erros e dificuldades comuns em relação à língua portuguesa. A atividade é realizada tanto de uma forma mais prática – através da análise de textos do cotidiano – como de uma forma teórica, a partir do estudo de temas relacionados à gramática da língua portuguesa. Com as Dicas de Português, buscar-se-á a ampliação dos conhecimentos dos petianos em relação à língua vernácula, auxiliando-os, assim, em atividades como escrita de monografias e de artigos científicos.
Com o intuito de melhorar a qualidade do Bacharelado em Ciência da Computação da UFPB, o PET.Com oferece horários semanais para tirar as principais dúvidas que os alunos ingressantes no curso possuírem nas disciplinas. São realizadas também aulas práticas, ministradas pelos próprios petianos. Dado que é perceptível um problema de desempenho principalmente nas disciplinas de cálculo e programação no início do curso, o planejamento é baseada na disciplina de Introdução a Programação, devido ao alto índice de retenção que a mesma apresentou nos últimos anos.
Atividade em que membros do PET.Com desenvolvem vídeo-aulas sobre assuntos diversos que incluem conhecimentos técnicos e fundamentais para a formação acadêmica no curso de graduação e novas tecnologias que proporcionam conhecimentos extras àqueles obtidos rotineiramente em sala de aula. Essa atividade exercita as habilidades docentes dos membros envolvidos, além de facilitar o acesso ao conhecimento tanto para discentes quanto para o público geral.