A insegurança é uma característica que define diversas pessoas. Pessoas inseguras têm mais dificuldade de agir, de expressar suas opiniões diante de outras pessoas, na área profissional e até mesmo na vida pessoal estas pessoas vivem limitadas as barreiras que essa característica marcante cria. Na verdade, a insegurança é nada mais que um tipo de aversão a novas situações.

Todas as pessoas passam por transformações que são conseqüências, por exemplo, de sua iniciação no mercado de trabalho, da entrada no mundo da universidade ou até mesmo de uma simples mudança de cidade. Tais transformações podem ser encaradas como novos desafios, e como acontece em todos os desafios, existe uma meta previamente definida em que as pessoas usam de todas as suas virtudes para alcançar o que desejam, com a ressalva de que nem sempre tudo é conforme o planejado. E é exatamente pela incerteza do sucesso que algumas pessoas preferem não arriscar.

Para as pessoas que não têm certeza do que querem e possuem medo de buscar o que realmente desejam, sempre existirá uma balança imaginária na qual se pode pesar os pontos positivos e negativos de uma determinada decisão. Porém, para esse tipo específico de pessoa o lado ruim sempre irá pesar mais, impossibilitando-a de agir. As pessoas inseguras não confiam em seu potencial e se sentem inferior a todos.

Uma pessoa insegura sempre passará para as outras uma imagem de que não é capaz de fazer tudo, pelo seu medo de arriscar e de buscar outros caminhos para a resolução de um problema, simplesmente por tirar conclusões antes de tentar. Sua dependência em relação as outras pessoas também é relevante,já que existe a necessidade da ajuda de outros para tomar alguma decisão. Essas características definem o perfil de uma pessoa que não condiz com o mercado de trabalho.

O impulso ou simplesmente ato impensado é uma das poucas maneiras de fazer tais pessoas agirem. Quando agem de imediato essas pessoas são mais espontâneas e retiram a capa criada para a sociedade. Muitas são inseguras por não mostrarem quem realmente são, entretanto algumas pessoas modelam um personagem que parece ter vasta experiência em diversos tipos de situações, mas que quando é desafiado a colocar em prática sua insegurança parece prevalecer.

Todas as pessoas em algum momento já foram inseguras em relação a algumas decisões, mas o grande diferencial é que as que arriscam ganham experiência, permitem que o erro aconteça para aprender, e quando um determinado caso se repetir ela já terá certeza do que fazer, enquanto aquelas que persistem no medo de tentar dificilmente terão habilidade para lidar com problemas que possam surgir em seu ambiente profissional ou até mesmo pessoal.
 

Comments are closed.